O número de mortos nos temporais que atingem a Zona da Mata Mineira desde segunda-feira (23) subiu para 46, segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. São 40 vítimas em Juiz de Fora e seis em Ubá. As equipes de resgate seguem atuando em oito pontos das duas cidades, onde ao menos 21 pessoas ainda são consideradas desaparecidas.
Em Juiz de Fora, há cerca de 3 mil desabrigados e 400 desalojados, acolhidos por familiares ou amigos. Em Ubá, o total é de 26 desabrigados e 178 desalojados. O governo federal reconheceu estado de calamidade pública em Juiz de Fora, enquanto o município de Matias Barbosa também decretou a medida após registrar alagamentos generalizados e suspender serviços de saúde e educação.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de grande perigo para chuvas intensas na região até sexta-feira (27). Já o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta risco muito alto para novas enxurradas e inundações. Técnicos da Defesa Civil Nacional e equipes da Força Nacional do SUS e do Suas foram enviados para reforçar o atendimento e acelerar ações de assistência e reconstrução.