No hemisfério sul, o verão começa oficialmente neste sábado (21), com o solstício de verão. Esse fenômeno ocorre duas vezes por ano, entre os dias 21 e 22 no hemisfério sul e entre 20 e 22 de junho no hemisfério norte, marcando o dia mais longo do ano, em termos de quantidade de luz solar. Com isso, as temperaturas aumentam em todo o hemisfério.
Esse marco mostra o momento em que o sol atinge o ponto máximo que os raios solares penetram a superfície em um dos hemisférios, no nosso caso, o sul. O ponto mais alto no céu e a distância máxima em relação aos pontos cardeais leste e oeste favorecem a entrada dos raios solares, trazendo mais iluminação por um maior período de tempo.
De acordo com informações do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), o verão 24/25 deve ser marcado por chuvas mais frequentes em todo país, com volumes superiores a 400 mm.
Para hoje, a probabilidade de chuva é de 66%, a temperatura varia entre 24º e 32. Recomenda-se a proteção solar reforçada, pois a incidência de Raios UV está extrema. O pô do sol está previsto para ocorrer às 17h58.