O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou nesta quarta-feira a abertura de uma nova investigação contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A investigação visa apurar seu possível envolvimento em uma tentativa de golpe para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder após as eleições de 2022.
O pedido, feito pela Polícia Federal, busca verificar se Zambelli intermediou a viagem de uma influenciadora digital à Espanha para se encontrar com o general Hugo Carvajal e obter informações sobre o suposto financiamento da Venezuela a governos de esquerda, incluindo o Brasil, com o intuito de desacreditar o resultado das eleições de 2022.
A viagem foi mencionada em depoimentos do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, também investigado no inquérito dos atos golpistas. A assessoria de Zambelli afirmou que a deputada ainda não foi oficialmente informada sobre a investigação, mas se dispõe a colaborar.
Além disso, Zambelli enfrenta ações penais no Supremo por invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça e por perseguição armada durante as eleições de 2022.