Um homem foi preso em flagrante, no bairro Águas Claras, durante a ação dia D da Operação Nacional Caminhos Seguros, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da Secretaria Nacional de Segurança (Senasp), nesta quinta-feira (16).
A operação, realizada pelas equipes da Polícia Civil da Bahia é em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O suspeito de pornografia infantojuvenil por meios virtuais, foi alvo de ações da Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ) e do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e ao Adolescente (Dercca).
O homem sem identidade revelada, também já foi alvo de mandado de busca e apreensão emitido pela Justiça de Santa Catarina. Ainda não se sabe qual a relação do crime com o estado pois as investigações ainda estão no início, segundo a delegada Simone Moutinho.
Na ação, foram apreendidos um notebook e quatro celulares. “Ele foi preso em flagrante. Os policiais foram cumprir mandados de busca e apreensão, para investigar crimes de armazenamento de cenas de sexo e nudez de crianças. Havia farto material dessa natureza, que terminou na atuação em flagrante”, afirmou a delegada.
Ele estava com familiares quando a polícia chegou e não ofereceu resistência à prisão, mas afirmou que não cometia mais esse tipo de crime. “Ele negou a prática, disse que não fazia mais, foi coisa de antes, mas tinha material recente armazenado”, relatou Simone.
As equipes da Polícia Civil cumpriram mandados de busca e apreensão e vão analisar imagens, dispositivos eletrônicos e outros elementos que colaborem com as investigações acerca da exploração sexual de crianças e adolescentes no ambiente virtual.
A Operação Caminhos Seguros intensificou as apurações desde o inicio de maio, com ações em campo e cumprimentos de mandados judiciais, um deles no município de Jequié. No último dia (3), um casal foi preso e uma adolescente foi resgatada de uma casa de prostituição, que foi fechada, no bairro de Itapuã, em Salvador, durante ações da Polícia Civil.