O terceiro grupo de brasileiros que desejavam cruzar a fronteira entre Gaza e o Egito já estão no país, de acordo com a Embaixada do Brasil na Palestina. O grupo é formado por 32 pessoas:16 brasileiros e 16 familiares palestinos. Entre eles, 14 crianças, sete homens e 11 mulheres adultos. Eles cruzaram a fronteira nesta quinta-feira (21) pela cidade de Rafah, no sul da região.
Parte desse grupo foi vetado por Israel na segunda lista enviada pelo Brasil para sair de Gaza. Ainda pela manhã, a aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira, decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, para buscar o grupo na cidade do Cairo, capital do Egito. O retorno para o Brasil está previsto para o próximo sábado, dia 23.
O avião também leva um carregamento de seis toneladas com 150 purificadores de água portáteis, equipados com painel solar, inversor veicular e controlador de carga para ampliar a autonomia de energia.
A passagem foi autorizada após negociações do Itamaraty. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se encontrou pessoalmente com o chanceler israelense Eli Cohen no dia 9 deste mês, na Argentina.