O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), defendeu nesta quinta-feira (22), mais agilidade na tramitação do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE). Ao lado da embaixadora do bloco no Brasil, Marian Schuegraf, o parlamentar destacou a necessidade de “celeridade” no processo, ressaltando a importância estratégica da parceria para o fortalecimento das relações econômicas e diplomáticas entre os dois blocos.
Mais cedo, o senador esteve reunido com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) para discutir a decisão do Parlamento Europeu de levar o acordo à esfera judicial. A iniciativa acendeu um alerta no governo brasileiro, diante do risco de atrasos no processo de ratificação e dos possíveis impactos sobre setores da economia que aguardam a entrada em vigor do tratado.
A iniciativa partiu de eurodeputados que exigem uma avaliação jurídica detalhada do texto, com o objetivo de verificar sua conformidade com as normas da União Europeia. Caso avance, o processo pode paralisar o acordo por até dois anos, atrasando benefícios comerciais previstos e ampliando as incertezas em torno de um dos mais relevantes entendimentos internacionais firmados pelo Mercosul.