A crise financeira que afeta São Francisco do Conde também impactou programas sociais importantes do município. Durante entrevista ao programa Balanço Geral, nesta sexta-feira (23), o prefeito Calmon (PP) falou sobre as dificuldades de manter iniciativas voltadas à população em meio à queda de receita.
Calmon relembrou que, desde 2003, a cidade implantou programas sociais estruturantes, como o Pão na Mesa e a Bolsa Universitária, voltados para garantir alimentação e apoiar estudantes universitários. “Eu criei esses programas para dar condição ao povo de crescer e se desenvolver em uma cidade que tinha capacidade de bancá-los”, afirmou.
No entanto, segundo o prefeito, a redução drástica na arrecadação trouxe desafios inéditos para manter essas iniciativas. Apesar das dificuldades, ele garantiu que o programa Pão na Mesa segue ativo. “Hoje estamos passando por dificuldades para bancar os programas, mas o Pão na Mesa nós estamos mantendo”, disse Calmon.
O cenário evidencia como a queda de receita não afeta apenas o funcionamento da máquina pública e o pagamento de salários, mas também limita a capacidade do município de investir em políticas sociais que atendem diretamente a população.