Uma mulher de 49 anos, natural da cidade de São Felipe, foi a primeira pessoa a receber um novo coração, em transplante realizado na Bahia, após dois anos sem a realização do procedimento no estado. A paciente aguardava há uma semana na fila e conseguiu ser operada na última quarta-feira (4).
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a cirurgia foi realizada no Hospital Ana Nery, em Salvador. O procedimento foi viabilizado graças a doação realizada por familiares de um jovem de 29 anos, vítima de Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), que estava internado no Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana.
O órgão doado foi transportado com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que realizou a escolta da ambulância que transportava o coração até o Hospital Ana Nery, onde foi realizado o transplante.
Segundo a equipe médica, o procedimento foi realizado em tempo hábil e de forma sucedida. A última vez em que a Bahia realizou uma cirurgia desta natureza foi em 18 de janeiro de 2022.