O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (15), por meio de uma rede social, que escolheu o senador J.D. Vance, do estado americano de Ohio, como seu candidato a vice-presidente para a próxima eleição presidencial.
“Após longa deliberação e reflexão, e considerando os tremendos talentos de muitos outros, decidi que a pessoa mais adequada para assumir o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos é o senador J.D. Vance, do Grande Estado de Ohio. Serviu honrosamente nosso país no Corpo de Fuzileiros Navais, formou-se na Ohio State University em dois anos, Summa Cum Laude, e se formou na Yale Law School, onde foi editor do The Yale Law Journal e presidente da Yale Law Veterans Association”, escreveu.
J.D. Vance, um novato no Congresso e senador pelo estado de Ohio, ascendeu ao cargo com o apoio crucial de Trump, que o ajudou a vencer uma acirrada eleição em 2022. Apesar de ter criticado Trump em 2016, Vance recebeu o endosso do ex-presidente seis anos depois, mesmo após ter sido publicamente humilhado por Trump.
Atualmente, Vance é um fervoroso apoiador de Trump no Congresso, frequentemente votando alinhado com os interesses do ex-presidente. No início deste ano, ele se opôs a um projeto de lei de ajuda à Ucrânia, ecoando a crítica de Trump contra a concessão de mais assistência ao país. Vance também mantém uma relação próxima com Donald Trump Jr., filho do ex-presidente.