O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará neste sábado (5), às 12h, a cerimônia de verificação da integridade dos sistemas eleitorais, um procedimento habitual que acontece na véspera do primeiro turno das eleições municipais, programado para domingo (6).
O evento visa auditar o sistema responsável pela totalização dos votos coletados nas urnas eletrônicas em todo o Brasil. Durante a cerimônia, serão inspecionados os programas que gerenciam os resultados do pleito, incluindo os sistemas de recepção e informação de arquivos das urnas.
Ainda na noite de sábado, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, fará um pronunciamento em cadeia de rádio e TV, convocando os eleitores a participarem da votação.
No dia da eleição, outro procedimento de auditoria conhecido como zerésima será realizado para garantir que não há votos registrados antes do início da votação, que começará às 8h. Por volta das 7h, os mesários imprimirão um relatório de todas as urnas eletrônicas, comprovando que elas estão zeradas antes do início do pleito.
O primeiro turno das eleições, onde os eleitores votarão para vereador e prefeito, ocorrerá em 5.569 municípios, com mais de 155 milhões de eleitores aptos a votar. O horário de votação será das 8h às 17h (horário de Brasília). O segundo turno poderá ser realizado em 27 de outubro em 103 municípios com mais de 200 mil eleitores, caso nenhum candidato alcance a maioria dos votos válidos no primeiro turno.