Até então inexistente no país, foi autorizado na última terça (29) o curso de Doutorado em Música na UFBA e na UFRJ. A concessão foi realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC).
Conferida simultaneamente à Universidade Federal da Bahia e à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as duas instituições passam a ser capacitadas para oferecer o curso.
Os programas de pós-graduação profissional é direcionado aos estudantes que desejam aplicar seus conhecimentos em ambientes diversos da pesquisa acadêmica, os estudos se concentram em estudos e técnicas voltadas para a qualificação profissional.
A Escola de Música da Ufba celebra, em 2024, 70 anos de existência. Atende a uma comunidade de cerca de 1.600 alunos divididos entre os seus cinco cursos de graduação presencial e um de graduação à distância, dois programas de pós-graduação e os mais de 20 cursos livres ofertados à população. Em 2023 foi eleita a “Melhor Universidade de Música do País” pelo Prêmio Profissionais da Música (PPM).