As vendas financiadas de veículos novos e usados no Brasil alcançaram 577 mil unidades em maio deste ano, representando um aumento de 15,4% em relação ao mesmo período de 2023. No acumulado do ano, foram comercializados 2,8 milhões de veículos por meio de financiamentos, marcando um crescimento de 24,4% em comparação com o ano passado, o melhor desempenho para os cinco primeiros meses desde 2011.
Os dados divulgados pela B3 revelam que, comparado a abril deste ano, as vendas financiadas apresentaram uma leve queda de 5,6%. No segmento de autos leves, houve um aumento de 14,4% em relação a maio de 2023, porém uma redução de 6% na comparação mensal. Já os financiamentos de veículos pesados cresceram 12,8% ano a ano, mas registraram uma queda de 5,1% em relação a abril. As motos, por sua vez, tiveram um aumento de 18,1% em relação a maio do ano passado, mas uma queda de 1% em comparação com abril.
Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3, explicou que a redução mensal está ligada diretamente às enchentes no Rio Grande do Sul, que impactaram o varejo local e a operação do Detran estadual. Entre os dias 7 e 25 de maio, o Detran do RS não operou, resultando no represamento das operações de apontamentos de gravame. Com a retomada das atividades em 26 de maio, parte das operações represadas foi efetivada no final de maio e no início de junho.
Até abril deste ano, os financiamentos de veículos no Rio Grande do Sul representavam 5,8% do total nacional. Em maio, essa participação caiu para 2,6%, refletindo o impacto das adversidades climáticas no estado.