Fabrício Cunha conversou no Sociedade Urgente desta sexta-feira (20) com o diretor de turismo, Gegê Magalhães, que falou sobre as expectativas para as festas de final de ano e para o verão 2025
O observatório do turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) projetou que Salvador deve receber 3,4 milhões de turistas durante a temporada de verão, entre dezembro deste ano e março de 2025. O número projetado indica um crescimento de quase 6% em relação a 2020, quando 3,2 milhões de turistas passaram pela capital baiana.
Assim como nas últimas edições, o Festival Virada Salvador 2025 terá palcos alternativos, com atrações para diferentes públicos e estilos musicais.
“Hoje é o maior evento público do Brasil, já entrou no calendário, as pessoas vêm para Salvador para o festival, era uma dificuldade que a gente tinha, ter um fluxo maior de visitantes para o Festival da Virada, e isso vem mudando. São 5 dias de evento, a estrutura cada ano se supera, a entrega é muito forte.” conta Gegê Magalhães.
Segundo levantamento da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Porto Seguro e Salvador estão entre os destinos mais procurados para o natal, réveillon e férias de janeiro, refletindo um cenário de otimismo para o setor.
“As festas populares são muito fortes, a gente tem hoje um fluxo grande de visitantes que vem para as nossas festas populares. O nosso verão começa dia 21, oficialmente, porque em Salvador é verão quase o ano todo, mas atrai os turistas na época oficial. A gente vem fazendo um grande trabalho de entrega nas festas populares.” explica o diretor de turismo.
A pesquisa também traz dados sobre a movimentação aérea da cidade. Entre dezembro deste ano e março de 2025, mais de 18 mil pousos e decolagens devem acontecer no aeroporto internacional de salvador.
A previsão é que mais de 2,6 milhões de passageiros passem pelo aeroporto, caso os índices de ocupação das aeronaves se mantenham inalterados em relação à média anual.
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: