A vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez afirmou que foi alvo de uma tentativa de atentado na terça-feira (10). “Integrantes da minha equipe de segurança encontraram um artefato com mais de sete quilos de material explosivo na via que leva à minha residência familiar”, relatou no Twitter.
Os seguranças encontraram o explosivo após terem sido alertados sobre a presença de “pessoas suspeitas” e “elementos estranhos” na via que leva à trilha de Yolombó, no município de Suárez, onde a vice-presidente tinha prevista uma visita. O artefato foi desativado.
O presidente colombiano, Gustavo Petro, expressou nas redes sociais a solidariedade à líder de 41 anos “pelo ataque fracassado”. O chefe de estado informou ainda que as autoridades estão trabalhando “de mãos dadas” para identificar e prender os responsáveis.
Antes de assumir o cargo, em 2019, ela havia sido alvo de uma tentativa de assassinato por causa do ativismo em questões ambientais. Na ocasião, o ataque foi feito com granadas e tiros de fuzil.
Também pelo o Twitter, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, manifestou sua solidariedade à Francia Márquez, que segundo ele, sofreu “uma inaceitável tentativa de atentado, felizmente sem sucesso”.