Silvana Oliveira convidou para o Viva Bem desta quarta-feira(25) o ortopedista Gyoguevara Patriota para falar sobre as patologias que acometem o ombro
O especialista comenta sobre a importância da articulação do ombro, “Lesão no ombro ele vai limitar de uma forma geral a mobilidade desse membro superior, ele é uma conexão do nosso tronco com as mãos, com o cotovelo, então, o ombro é essa junta muito importante.” disse Gyoguevara Patriota.
Cerca de 80% das pessoas que procuram tratamento para dores no ombro têm mais de 50 anos. Entre os problemas mais comuns estão a tendinite, bursite e rupturas do manguito rotador, que é um conjunto de músculos e tendões responsáveis por estabilizar a articulação do ombro e permitir movimentos como levantar e girar o braço. pesquisas apontam que aproximadamente 20% dos adultos enfrentam dificuldades com o manguito rotador ao longo da vida, apresentando sintomas como dor, fraqueza e dificuldade para levantar o braço ou realizar movimentos acima da cabeça.
O ortopedista traz dados sobre as dores no ombro, “Cerca de 28% da população vai ter dor no ombro em algum momento da vida, é a terceira causa de dor musculoesquelética, em primeiro vem a dor lombar e a dor no pescoço que é a região da coluna cervical.” esclarece Patriota.
Ainda de acordo com Gyoguevara, “As principais causas de dor no ombro são tendinites e bursites. Tendinite é um processo inflamatório do tendão, que são cordas que existem dentro do ombro para mobilizar essa articulação e a bursite é a inflamação da bursa.”
Um frequente problema da articulação que as pessoas se queixam é de terem o deslocamento do ombro, mas o especialista explica as diferenças da estrutura anatômica, “A diferença de ligamento e tendão é bem discreta, o tendão ele liga o músculo ao osso, já o ligamento liga o osso ao osso. Quem desloca o ombro, quem luxa o ombro é quando ocorre uma lesão ligamentar, de uma forma geral, mais de 80% ele ocorre de forma traumática, após algum movimento brusco, na maioria das vezes ele desloca para a frente.” concluiu Gyoguevara Patriota.
Assista a entrevista no canal da Rádio Sociedade da Bahia