Silvana Oliveira conversou com Roberto Ribeiro que está comemorando a maioridade do Grupo Botequim com uma roda de samba nesta sexta-feira (11) no bairro do Santo Antônio Além do Carmo às 21 horas
Símbolo de resistência e afirmação do samba na Bahia, o Grupo Botequim completa neste mês de outubro 18 anos de trajetória e carrega a feliz marca de ter sido o responsável pela ampliação da vivência em torno do gênero musical na cidade de Salvador.
Com canções autorais registradas no álbum “Festa no Botequim” (2016) o grupo apresenta um trabalho autoral consolidado, sendo reconhecido nacionalmente pelo trabalho de pesquisa sobre o samba tradicional de todas as regiões do país.
Roberto Ribeiro recorda o início da carreira e a propagação das rodas de samba na capital baiana. “Desde que a gente se formou, há 18 anos atrás, a nossa proposta sempre foi levar a memória do samba, principalmente no momento que a gente não via muita movimentação de rodas de samba em Salvador nos anos 2000 ali, a gente se propõe a fazer roda de samba a partir de Itapuã, o grupo é de Itapuã, e 2 anos depois fomos para o Santo Antônio Além do Carmo.”, relembra o cantor.
Mesmo começando no início dos anos 2000, o público é de diversas faixas etárias, e Roberto ressalta a importância de trazer as novas gerações. “É difícil você atingir a nova geração com essa velocidade de coisas que vem acontecendo, é muito mais fácil a gente atingir os mais antigos com esse repertório do que a nova geração, porém, a nova geração também vem se percebendo nesse lugar, o samba vem trazendo eles para esse lugar.”, disse Roberto Ribeiro.
Assista a entrevista na integra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: