Em 48 horas, a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental Lençóis (Cippa), apreendeu cerca de 25 toneladas de carvão vegetal ilegal em ações realizadas no Oeste e Sudoeste da Bahia. As apreensões ocorreram no último domingo (5) e na terça-feira (7), em operações de combate a crimes ambientais.
De acordo com o major George Porto, comandante da unidade, a operação é realizada a cada trimestre visando combater os crimes ambientais e conter a venda ilegal de carvão. “Essa produção ilegal de carvão é gerada através do desmatamento de espécies protegidas e a extração deste material causa donos à natureza”, afirmou.
No domingo (5), duas pessoas foram detidas em Lençóis, na região da Chapada de Diamantina, com 18 toneladas do material. O carvão vegetal estava em um caminhão e em um galpão. A carga foi encaminhada para a 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Barreiras).
Já na terça-feira (7), dois fornos e um veículo com sete toneladas de carvão ilegal, um caminhão com 15 metros cúbicos de madeira nativa cortada, além de uma arma de fogo com munições foram localizadas na zona rural de Catolândia, em Barreiras. Três pessoas foram presas.