500 testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como HIV, sífilis e hepatites foram realizados na quinta-fera (8), durante o primeiro dia de folia. A ação foi realizada nos módulos do Fique Sabendo, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Do total de usuários, três tiveram resultado positivo para HIV e 16 para sífilis. Entre os detectados para sífilis, apenas quatro aceitaram iniciar o tratamento com a aplicação de penicilina, medicação exclusiva para esse perfil. Os demais com sorologia positiva foram encaminhados para tratamento na rede municipal de saúde.
A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, destaca que o objetivo do Fique Sabendo é proporcionar amplo acesso à condição sorológica e tratamento adequado, para beneficiar o paciente e promover o cuidado coletivo.
Os módulos do Fique Sabendo estão instalados no Largo da Piedade (Circuito Osmar), com atendimento das 9h às 21h, e na Rua Dias D’Ávila, próximo ao Farol da Barra (Circuito Dodô), das 10h às 22h.