Adelson Carvalho conversou no Sociedade Urgente desta quarta-feira (13) com Pedro José, que é Superintendente Estadual do Banco do Nordeste na Bahia e falou sobre atuação da instituição no estado
O Crediamigo é o maior programa de microcrédito da América do Sul que oferece crédito produtivo e orientado a empreendedores individuais ou reunidos em grupos solidários, que atuam no setor informal ou formal da economia, nos setores de comércio, serviços ou indústria.
Até outubro de 2024, os investimentos do Crediamigo na Bahia superaram R$1,5 bilhão, distribuídos em mais de 470 mil operações. A projeção é que o volume de recursos no estado duplique até 2025.
“É o que mais nos orgulha, porque o Crediamigo é o banco na essência, a missão do banco é desenvolver essa região. E o Crediamigo, ele consegue chegar em quem mais precisa, então, ele consegue chegar no ambulante, no feirante, no pequeno. Esse é o papel do banco em essência, que é apoiar o pequeno, apoiar aquele que a sociedade às vezes esquece.”, conta Pedro José
“A gente financia do alfinete ao foguete”
O Superintendente informa que não há um teto de valor para financiamento, isso depende do projeto, sendo financiado desde o ambulante ao grande comerciantes, as necessidade do projeto é o que interessa para que o financiamento possa acontecer.
Pedro José ressalta a importância do apoio aos pequenos empreendedores como forma de incentivar o mercado a crescer em cidades do interior, levando crédito para produtores rurais, pequenos empreendedores e empresas emergentes.
“O nosso banco tem um formato um pouco invertido, por exemplo, o pequeno ele tem mais acesso, tem as melhores taxas, nos bancos comuns, normalmente quando você é um grande, você tem as melhores taxas, você tem o tapete vermelho, melhores prazos, o que é de bom vai para o grande. O nosso é inverso, quanto menor a empresa, o empreendedor ou o produtor rural, ele tem a melhor taxa, melhor prazo e o melhor percentual de participação.” disse o superintendente.
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: