Plantar para colher… Silvana Oliveira trouxe para o Conexão Sociedade desta quarta-feira (4) o diretor-geral Dr. Paulo Sérgio Luz que falou dos investimentos e desafios na agricultura familiar
A agricultura familiar é caracterizada por pequenas propriedades onde a mão de obra é majoritariamente da própria família. É o modo de produção agrícola em que os membros da família realizam a maior parte das atividades e a propriedade da terra é relativamente pequena.
“Ela é a mais forte do Brasil, é a da Bahia, a agricultura familiar, são mais de 600 mil propriedades rurais que temos no nosso estado. A gente fala muito na agricultura e vem a mente da gente, Silvana, os produtos da agricultura: feijão, milho, mandioca, mas também a pecuária é familiar.” destaca Paulo.
Muitas propriedades funcionam em regime de subsistência, ou seja, produzem para o próprio consumo da família e vendem o excedente. a renda gerada pela venda desses produtos é fundamental para a sobrevivência dessas famílias.
“45,11% de todos os pecuaristas, criadores de rebanho bovino da Bahia, têm até 10 cabeças apenas. Muitos tiram leite para consumo próprio e alguns para comercializar. 86% têm até 50 cabeças apenas, então, na média, nós temos na Bahia, dividido a quantidade de propriedades por rebanho, uma média 38 cabeças para cada propriedade rural de criação de bovinos, só a Bahia tem esse retrato.” detalha o diretor.
O perfil dos agricultores familiares inclui, em muitos casos, pessoas com baixa escolaridade e uma população que está envelhecendo. A migração de jovens para áreas urbanas em busca de melhores oportunidades econômicas tem deixado muitas propriedades rurais nas mãos de agricultores idosos.
Uma das maiores dificuldades para o agricultor familiar é o acesso ao crédito, embora existam programas como o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), muitos agricultores enfrentam dificuldades burocráticas e falta de assistência técnica para acessar esses recursos.
“Um é o crédito, e o governo Lula vem investindo bastante, aumentando e muito a quantidade de crédito, criação de cooperativas, associações, isso também tem ajudado bastante, questão de sistemas de irrigação que a gente tem ampliado no estado da Bahia, questões de transportes e equação, o governador Jerônimo está na campanha para asfaltar distritos da zona rural, isso melhora o escoamento.” ressalta Dr. Paulo Sérgio.
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: