A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou propostas para novas imagens de advertência em embalagens de produtos derivados do tabaco e expositores em pontos de venda. A medida visa reforçar a conscientização sobre os riscos à saúde associados ao consumo desses produtos. As propostas serão discutidas em audiência pública, marcada para a próxima sexta-feira (18), no auditório da agência em Brasília.
Em nota, a Anvisa destacou a importância da atualização constante dessas advertências para garantir que continuem eficazes na comunicação dos danos causados pelo tabagismo, como doenças graves relacionadas às substâncias presentes nos derivados do tabaco. A agência classificou as advertências como uma das campanhas de saúde pública mais efetivas no Brasil.
A proposta atual é resultado de um estudo feito pela Anvisa, que contou com a participação de um grupo técnico especializado para avaliar as advertências em vigor e desenvolver novas opções que atendam aos requisitos técnicos de comunicação em saúde.