Caso aconteceu na tarde de quinta-feira (18) em Heliópolis com a morte de quatro adolescentes de uma escola municipal
Quatro adolescentes morreram devido a um atentado a uma escola municipal na tarde de quinta-feira (18) na cidade de Heliópolis, a 325 km de Salvador.
O caso aconteceu por volta das 17h, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental D Pedro I, localizado no povoado de Serra dos Correias. De acordo com a Polícia Civil (PC), as vítimas foram identificadas como Jonathan Gama dos Santos, Adriele Vitória Silva Ferreira e Fernanda Sousa Gama. Os três estudantes tinham 15 anos e morreram no local do crime.
A Secretária de Segurança Pública divulgou nota: A Secretaria da Segurança Pública lamenta informar as mortes de quatro alunos do Colégio Municipal Dom Pedro I, localizado no povoado de Serra dos Correias, na cidade de Heliópolis.
As vítimas tinham 14 e 15 anos. A informação inicial das testemunhas indica que um dos alunos disparou com um revólver calibre 38 contra três colegas. Na sequência, ele atirou contra o próprio corpo, vindo também a óbito.
As Polícias Militar, Civil e Técnica estão no Colégio, tomando todas as medidas relacionadas à preservação do local, coleta de indícios, perícia e remoção das vitimas fatais.
Governador lamenta mortes
O governador Jerônimo Rodrigues decretou, em edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE), nesta sexta-feira (18), luto oficial de três dias na Bahia, pelas mortes de quatro jovens no município de Heliópolis. A medida expressa consternação e solidariedade aos familiares, amigos, comunidade escolar e toda a população da cidade e baiana. Os jovens, que tinham entre 14 e 15 anos, eram estudantes do Colégio Municipal Dom Pedro I, localizado no povoado de Serra dos Correias.
Mais cedo, em publicação nas redes sociais, o governador já havia lamentado as mortes e informado que determinou celeridade na apuração do caso. “Meus sentimentos a todos os familiares e colegas dos estudantes. Determinei a Secretaria de Segurança Pública a imediata apuração do fato”, afirmou Jerônimo.
De acordo com informações da SSP, as Polícias Militar, Civil e Técnica da Bahia estão no colégio municipal, tomando todas as medidas relacionadas à preservação do local, coleta de indícios, perícia e remoção das vítimas.
A Secretaria de Educação do Estado (SEC) enviou três psicólogos do Programa de Valorização à Saúde do Professor, para dar assistência e apoiar a comunidade escolar em Heliópolis.
Ministro da Casa Cívil, Rui Costa, publica nota de pesar
O Ministério Público do Estado da Bahia expressa seu profundo pesar diante da tragédia ocorrida no Colégio Municipal Dom Pedro I, no povoado de Serra dos Correias, município de Heliópolis, que resultou na morte dos estudantes Jonathan Gama dos Santos (15 anos), Adriele Vitória Silva Ferreira (15 anos), Fernanda Sousa Gama (15 anos), e do autor do episódio, Samuel Santana Andrade (14 anos). A instituição manifesta solidariedade às famílias e amigos das vítimas neste momento de dor, bem como à comunidade escolar e aos habitantes da cidade, abalados por essas perdas irreparáveis.
Em cumprimento à sua missão institucional de defesa da sociedade, o Ministério Público está empenhado na apuração rigorosa das circunstâncias que envolvem este episódio trágico, em parceria com as forças policiais, buscando a coleta de provas e indícios para a completa elucidação dos fatos.
O Ministério Público da Bahia reforça as mais sinceras condolências e o compromisso com a busca da justiça, ao tempo em que oferece apoio institucional às famílias das vítimas e à comunidade local.