O avião com 15 tripulantes e o presidente Lula estava a caminho do Brasil quando sofreu uma pane e precisou voar em círculos por quase 5 horas, a uma altitude média de cerca de 3,8 mil metros do solo, para queimar combustível e pousar com segurança. As informações são da plataforma FlightAware
Por volta das 22h16 a aeronave pousou no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles (Santa Lucia – NLU) que fica a uma hora da Cidade do México. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião presidencial, de modelo VC-1, apresentou um problema técnico logo após a decolagem.
A Aeronáutica explicou que para efetuar o pouso, é preciso reduzir o volume de combustível impactando na redução do peso do voo.
Segundo a assessoria do Planalto, Lula decolou no avião reserva da Presidência com previsão de uma parada no Panamá por volta das 3h30, uma pausa de cerca de uma hora para reabastecimento e o pouso em Brasília deve acontecer às 10h30
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estava nesta segunda-feira, 30 de setembro, na abertura do Seminário Empresarial Brasil-México, encontro que promoveu a relação comercial entre os dois países. O evento ocorreu paralelamente aos compromissos do presidente Lula, que estava no México para participar da posse da primeira presidenta eleita no país, Claudia Sheinbaum.