O primeiro caso da variante XBB.1.16 da Covid-19, conhecida como Arcturus, na Bahia, foi registrado em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (4) pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
O caso é de uma paciente de 70 anos, residente do município, que faleceu em decorrência da doença. Segundo a Sesab, a idosa começou a apresentar sintomas no dia 6 de abril e foi internada no dia 13. No dia seguinte à internação foi realizada a coleta de material para testagem de Sars-Cov-2. O paciente morreu no dia 15 de abril.
Segundo informações apuradas durante a investigação do caso, o paciente tinha histórico de comorbidades e chegou a unidade de saúde em estado gravíssimo, com choque séptico refratário, evoluindo com disfunção de múltiplos órgãos (DMOS), lesão infectada em membro inferior e insuficiência renal crônica.
São Paulo
O caso baiano é o segundo da subvariante Ômicron XBB.1.16 registrado no Brasil. O primeiro foi registrado em São Paulo.
Nos países em que já foram registrados casos da doença não foi observado aumento da gravidade dos casos de Covid-19.
Entre os principais sintomas da Arcturus estão sintomas semelhantes a outras subvariantes, como febre, tosse, dor de garganta e coriza