O fornecimento de água será temporariamente interrompido às 5h desta terça-feira (08), em diversos bairros de Salvador. De acordo com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a suspensão ocorre para a realização de serviços de manutenção preventiva e melhorias em equipamentos do sistema de abastecimento da Bolandeira.
Bairros que serão afetados pela suspensão temporárias:
Acupe, Arenoso, Arraial do Retiro, Barreiras, Boa Vista de Brotas, Boca do Rio, Brotas, Cabula, Cabula VI, Caminho das Árvores, Cosme de Farias, Costa Azul, Curuzu, Doron, Eng° Velho de Brotas, Engomadeira, IAPI, Imbuí, Itaigara, Jardim Armação, Jardim Santo Inácio, Liberdade, Luiz Anselmo, Mata Escura, Matatu, Narandiba, Novo Horizonte, Patamares, Pernambués, Pero Vaz, Piatã, Pituaçu, Pituba, Resgate, Retiro, Saboeiro, Santa Mônica, São Gonçalo, Stiep, Sussuarana, Tancredo Neves e Vila Laura.
Ainda segundo a Embasa, a previsão é de que os serviços sejam concluídos na noite da terça-feira (08), e o fornecimento de água seja retomado gradativamente nas áreas afetadas, com regularização nas 48 horas seguintes.
Durante o período de interrupção do fornecimento, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) executará intervenções em diversos pontos do sistema de abastecimento, totalizando 18 frentes de serviço. Ao todo, serão mobilizados mais de 135 funcionários entre técnicos e equipes executoras para realização das atividades programadas.
Até a normalização completa do abastecimento de água, a Embasa recomenda o uso econômico da água disponível nos reservatórios domiciliares. O abastecimento alternativo por carro-pipa pode ser solicitado pelos canais de atendimento ao cliente da empresa: Agência Virtual (https://agenciavirtual.embasa.ba.gov.br), aplicativo Embasa e 0800 0555 195. A prioridade de atendimento é para unidades de saúde e de educação.
Confira algumas dicas de economia de água:
– tome banhos mais curtos;
– deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes;
– deixe para lavar o carro em outra data – e evite usar a mangueira, prefira um balde com água;
– lave a calçada ou o quintal em outro dia e lembre-se de usar uma vassoura e um balde com água, não a mangueira;
– dê preferência para lavar a roupa e a louça em outro dia ou use a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;
– antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar.
Com informações da Embasa.