Na quinta-feira (26), a Comissão Intergestores Tripartite (CIT) formalizou a criação da Macrorregião Interestadual de Saúde do Brasil, unindo Pernambuco e Bahia. A Macrorregião Interestadual PE-BA, marca um avanço significativo no Sistema Único de Saúde (SUS), consolidando uma cooperação inédita entre os dois estados. A formalização ocorreu com a aprovação da resolução que altera a Consolidação CIT nº 1, de 2021, regulamentando as Macrorregiões Interestaduais de Saúde no SUS.
O subsecretário da Saúde da Bahia, Paulo Barbosa, participou do evento em Brasília e ressaltou a importância histórica da medida: “Consolidamos hoje uma luta de 15 anos. A criação da Macrorregião PeBa é uma vitória para os trabalhadores e gestores do SUS no Vale do Médio São Francisco, garantindo mais equidade e acesso à saúde para a população”, afirmou.
Com a Região PeBa, mais de 2 milhões de habitantes são beneficiados por uma rede de saúde integrada e eficiente, melhorando a regulação de leitos e o atendimento especializado nos municípios de ambos os estados.
Além do subsecretário da Bahia, estiveram presentes representando o estado baiano, a gestora da Central de Regulação Interestadual de Leitos (Cril), Eliete Castro, e da coordenadora de Educação Permanente, Nancy Brandt. Pelo lado de Pernambuco, participaram Renan Freitas, diretor de Gestão Participativa, Janaína Carvalho, gestora da Cril pernambucana, e Ana Célia de Almeida, gerente da 8ª Região de Saúde.