Uma operação da Receita Federal com objetivo de desarticular o comércio de produtos falsificados ocorreu na quinta (26), em Salvador. Intitulada ‘Comércio Legal IV’, a operação teve como foco peças de vestuário.
A equipe de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal apreendeu 115 volumes de roupas, em Salvador, no total foram apreendidos quase R$ 230 mil, em um estabelecimento da capital.
“Produtos falsificados não podem ser leiloados nem ter outro tipo de destinação. No entanto, a Receita Federal tem feito um esforço para fazer a descaracterização dessas mercadorias, retirando qualquer identificação das marcas, para que possam ser doadas, principalmente para a população mais necessitada”, disse o auditor-fiscal Joselito Correia, chefe da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho, nos estados da Bahia e Sergipe.
O combate ao contrabando ou a comercialização de produtos falsificados tem como objetivo não somente evitar a concorrência desleal, mas também a proteção ao consumidor já que este produto pode causar danos à saúde e ao meio ambiente.