O projeto de lei que criará o dia nacional da Axé Music será comemorado anualmente no dia 17 de fevereiro.
O projeto que é autoria da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), visa o reconhecimento nacional do Axé Music, gênero musical que surgiu na Bahia nos anos 80, e que tem sido uma das grandes marcas na identidade cultural brasileira. A iniciativa busca valorizar os artistas que ajudaram a construir o ritmo no Brasil e levaram para o mundo.
Com a aprovação da Câmara dos Deputados, o projeto será avaliado pelo Senado, caso seja aprovado, será encaminhado para sanção presidencial, tornando oficial o Dia nacional da Axé Music.
Origem
O Axé Music é um gênero musical que emergiu na Bahia nos anos 1980, impulsionado pelo Carnaval de Salvador e pela fusão de ritmos como samba-reggae, samba duro, ijexá e influências do candomblé, além de elementos do pop rock e de outras sonoridades afro-brasileiras e afro-latinas. O axé rapidamente conquistou o público e se expandiu para além da Bahia, consolidando-se como um fenômeno nacional, especialmente por meio dos carnavais fora de época.
A popularização do axé foi potencializada pela mídia, permitindo que artistas como Luiz Caldas, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Ivete Sangalo, Durval Lelys, Bell Marques, Carlinhos Brown, Olodum e Timbalada se tornassem referências do gênero. Ao longo das décadas, o axé se reinventou, incorporando novas influências, permanecendo como um dos estilos mais emblemáticos da cultura brasileira.