O casarão onde funcionou o Hotel Colombo, na cidade de Cachoeira, no recôncavo da Bahia, desabou neste domingo (18), os escombros atingiram um carro, que estava estacionado próximo ao hotel.
Destroços ficaram espalhados pela rua, próxima a Praça 25 de Junho, local de importância histórica, que serviu de ponto de encontro para as lutas pela Independência do Brasil na Bahia.
O casarão faz parte do conjunto tombado pelo Instituto do Patrimônio História e Artístico (Iphan). E em 2019 já havia caído uma parte do imóvel. Na época, o Iphan informou que o local estava em estado precário e sem telhados há algum tempo.
Através de nota, a prefeitura de Cachoeira informou que os proprietários foram notificados diversas vezes sobre os riscos de desabamento, entretanto as advertências não foram atendidas. E destacou ainda na nota que
diante da ocorrência, foram tomadas todas as medidas necessárias de acionamento dos órgãos competentes como Coelba, Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, SAMU, entre outros, para lidar com a situação da forma mais eficiente e segura possível.
O local do desabamento foi isolado. E Prefeitura utilizou a mesma nota para também fazer o seguinte pedido “Pedimos encarecidamente que a área do desabamento seja respeitada e isolada, a fim de garantir a segurança de todos os cidadãos e profissionais envolvidos no processo de avaliação e assistência. Contamos com a colaboração de todos nesse momento delicado”, finaliza a prefeitura.