Aproximadamente sete milhões de pessoas já realizaram a renegociação de suas dívidas por meio do Desenrola Brasil, programa do governo federal destinado a auxiliar pessoas que estão com o nome negativado em serviços de crédito. A informação foi divulgada nesta terça-feira (21) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
De acordo com o presidente, cerca de 10 milhões de dívidas, cada uma no valor de até R$ 100, foram anuladas pelo programa. Na segunda-feira (20), o Desenrola Brasil deu início a uma nova etapa, abrangendo a Faixa 1 do programa. Essa fase destina-se à renegociação para devedores com renda de até dois salários mínimos ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), passando a contemplar dívidas de até R$ 20 mil.
Nesta quarta-feira (22), o governo promove o “Dia D – Mutirão Desenrola”, ação em parceria com organizações da sociedade civil, bancos e outros credores para fomentar as renegociações de débitos e ampliar o alcance do programa. Na ação, os bancos vão aumentar os horários de atendimento de parte de suas agências.