Os trabalhadores que enfrentavam o trabalho similar à escravidão no Rio Grande do Sul, em Bento Gonçalves, chegam à Bahia nesta segunda-feira (26). Eles serão recepcionados na cidade de Feira de Santana, a 100 km de Salvador, de onde devem seguir para seus destinos finais.
Na última sexta-feira (24), 194 dos 207 resgatados iniciaram a viagem de volta estado. No último domingo, o grupo passou a noite em Minas Gerais. A previsão é de chegada à Bahia na manhã desta segunda. Outros quatro baianos preferiram permanecer no RS. O grupo deve ser recebido, em Feira de Santana, no final da manhã, com ações da secretaria de Desenvolvimento Social da cidade e do governo do estado.
Em nota divulgada no último sábado (25), o governo da Bahia informou que tem mobilizado os órgãos públicos federais, estaduais e municipais para o acolhimento dos trabalhadores. O governo informou que pretende atuar de imediato em três áreas: assegurar assistência social, cuidados na área de saúde física e mental, acesso à justiça e articulação de programas de proteção e de trabalho decente no retorno dos trabalhadores aos seus municípios.