A previsão indica mais chuva para o Rio Grande do Sul neste início de semana devido à formação de um ciclone extratropical no oceano, próximo à costa. A Defesa Civil alerta para o perigo de alagamentos. A chuva também deve aumentar em Santa Catarina e no Paraná. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, alertou sobre a situação em suas redes sociais.
“Um ciclone está se formando no mar e vai trazer ventos fortes e chuva para os municípios da região leste do estado. Essa região deve ter um volume de chuvas que, segundo a sala de situação, não será responsável por forte elevação no nível dos rios ou do Guaíba. No entanto, municípios com sistema de drenagem já impactado, como a capital e municípios da região, podem enfrentar transtornos significativos devido à chuva prevista para esta segunda-feira (27) e parte da terça-feira (28).”
Devido à previsão, o governo do Rio Grande do Sul suspendeu as aulas na rede estadual e privada em Porto Alegre, além de suspender as aulas nos municípios de Pelotas e Rio Grande.
Segundo o último balanço da Defesa Civil, divulgado no fim da tarde deste domingo, o Rio Grande do Sul tem 2.345.400 pessoas afetadas pelos temporais que atingem o estado desde abril. Um total de 469 municípios foram atingidos, com 165 mortos, 56 desaparecidos e 806 feridos. Há 581.638 desalojados, enquanto 55.813 permanecem em abrigos no estado.