O Comitê de Enfrentamento e Ações de Combate à Cólera instituído pela prefeitura de Feira de Santana se reuniu, nesta sexta-feira (24), para articular ações de controle da doença. Desde o último dia 17, a Lagoa do Geladinho, situada no Parque Radialista Erivaldo Cerqueira, foi interditada após a constatação da contaminação de suas águas.
Entre as ações a serem tomadas estão a designação de unidades de referência para atendimento de casos suspeitos, a capacitação de profissionais da saúde, a investigação e rastreamento de animais que bebem a água da lagoa e a intensificação de coletas de amostras em pontos estratégicos. Além disso, novas amostras de água foram enviadas para análise do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen).
Equipes da Secretária Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com auxílio de pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), estarão encarregadas de intensificar as coletas de amostras em pontos estratégicos.