Silvana Oliveira conversou nesta terça-feira (12) com o veterinário Dr. Rafael Ramos que explicou como melhorar os comportamentos do seu cachorro
O tratamento comportamental de cães é um conjunto de técnicas utilizadas para modificar comportamentos indesejados e promover comportamentos desejáveis, melhorando a convivência entre cães e tutores.
Esse tipo de tratamento é especialmente útil para resolver problemas como agressividade, ansiedade, destruição de objetos, latidos excessivos, medo, fobias, entre outros. O veterinário Rafael Ramos conta a importância de tratar os cães da forma correta, de acordo com os seus instintos naturais.
“As pessoas, infelizmente, oferecem para os animais amor, amor, amor. E eu costumo dizer que, esses animais precisam de atividade, gasto de energia em geral, isso também inclui atividades cognitivas, educação, ou seja, dar limites ao cachorro e no último lugar, eu colocaria o amor, o afeto que é o que nós, infelizmente, colocamos em primeiro lugar.” alerta Ramos.
Ainda de acordo com o veterinário, “Na verdade, na natureza ele está pronto para que isso seja o último, porque depois que acaba o período neonatal, a mãe diz a ele ‘se vire’, agora vá caçar o seu alimento, vá se virar sozinho. Não estou dizendo com isso que ninguém deva amar os seus bichos, não, de forma alguma.”, explica Rafael.
ATIVIDADES COGNITIVAS
O trabalho de modificação comportamental é baseado em métodos de reforço positivo, desensibilização, contra-condicionamento e estímulos que incentivam o aprendizado e a boa convivência dos cães. Brinquedos que exigem que o cão resolva problemas para obter uma recompensa mantêm o animal ocupado e ajudam no combate ao tédio.
“Hoje, nós temos no mercado pet uma série de instrumentos que fazem o cachorro gastar energia sem fazer atividades físicas. Imagina só, os cães, os canidos, eles foram preparados para caçar os seus alimentos, nunca receber de graça. Pensa só na natureza, o que você tem mais constante é o rio, a água fica lá permanente, tanto que existe aquele processo migratório, eles migram de uma região para outra em busca de alimento, alimento é sempre raro.” relata Rafael Ramos.
O especialista também traz como solucionar e melhorar o comportamento do seu cão. “Hoje o que fazemos? Nós pegamos o alimento e oferecemos de graça para o cachorro, para eles isso é fora do processo natural. Então, hoje o mercado pet entendendo isso, criou uma série de instrumentos, onde você coloca o alimento dentro que gera um grau de dificuldade para o seu cachorro tirar dali.”, conta Rafael.
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: