Integrantes e viaturas do Corpo de Bombeiros (CBM) e da Polícia Militar (PM) participaram, na manhã desta quarta-feira (8), de uma simulação de situações de alto impacto em grandes eventos. O treinamento é realizado por conta da proximidade do Carnaval de Salvador, que volta a ser realizado após dois anos.
Participaram equipes dos 1º, 3º, 12º e 13º Grupamentos de Bombeiro Militar (GBMs/Barroquinha, Iguatemi, Salvar e Gmar), do Grupamento Aéreo da PM, além de órgãos municipais e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Também participaram da ação equipes da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Barra), da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Defesa Civil de Salvador (Codesal).
“Nós queremos sistematizar e aplicar ferramentas para trazer uma resposta mais rápida e eficaz. O objetivo maior é prestar, cada vez mais, um melhor serviço para a população”, contou a comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), major Jamille Almeida.
A simulação
Durante a simulação, os gritos de socorro improvisados por atores mostraram que algo grave havia acontecido durante a passagem de um bloco pelo circuito Barra – Ondina.
Rapidamente, integrantes das forças de segurança que estavam no local acionaram, através dos terminais de comunicação móvel, as equipes de resgate e salvamento.
O local foi isolado e viaturas Auto Bomba Tanque (ABT) e ambulâncias do Salvar e Samu chegaram ao local para apagar o fogo e socorrer as vítimas, com queimaduras leves e graves.
Um helicóptero do Graer pousou nas areias da praia e socorreu, com rapidez, uma pessoa para o Hospital Geral do Estado (HGE), que estava de prontidão para receber as vítimas.