Em janeiro, o município de Cotegipe, no oeste baiano, registrou o maior índice de desmatamento do Cerrado, com cerca de 2 mil hectares de vegetação perdidos, representando um aumento de 224% em comparação com a área desmatada em dezembro do ano anterior. Vale destacar que Cotegipe não estava entre os principais desmatadores do bioma em 2023.
Os dados foram publicados nesta quinta-feira (29) pelo SAD Cerrado (Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado), uma iniciativa desenvolvida pelo IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia).
No total, foram identificados 31 alertas de desmatamento de vegetação nativa em Cotegipe, com uma média de 64 hectares para cada alerta, o que é considerado alto pelas pesquisadoras do SAD Cerrado. Além disso, 99% dos alertas detectados neste município, que possui uma população de 13 mil habitantes, foram registrados em áreas com cadastro ambiental rural privado.
Em janeiro de 2024, houve o desmatamento de 51 mil hectares de vegetação nativa do Cerrado, representando uma redução de 48% em relação a dezembro de 2023. Esta quantidade desmatada no primeiro mês deste ano foi a menor registrada nos últimos 11 meses.