A demanda por testes de dengue em uma rede de farmácias de Salvador aumentou significativamente, alcançando um crescimento de até 400%. Os exames, com preços variando entre R$59,00 e R$268,00, conforme o tipo, estão disponíveis para realização tanto em farmácias quanto em laboratórios.
Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED) aponta que o volume de exames de dengue realizados nos laboratórios privados do país aumentou em 39,55% em apenas uma semana, totalizando 43.210 testes. Essa comparação foi feita entre as semanas de 4 a 10 de fevereiro e de 28 de janeiro a 3 de fevereiro.
Salvador registrou 158 casos confirmados de dengue durante a 6ª semana epidemiológica, compreendida entre 31 de dezembro e 10 de fevereiro. Esses dados revelam uma redução significativa de 65% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram notificados 453 casos.
Vacinação
A vacinação contra a doença foi ampliada de 35 para 107 postos da capital baiana a partir desta quarta-feira (21). A medida visa garantir imunização para um maior número de soteropolitanos.
A primeira fase da imunização contemplará com o esquema primário os pré-adolescentes entre 10 e 11 anos; com o recebimento de novos lotes o público será ampliado gradativamente. Nessa faixa etária, a cidade conta 87.307 pessoas. Em dezembro do ano passado, o Brasil incorporou a vacina no SUS, tornando-se o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.