A doleira Nelma Kodama, custodiada na Bahia desde o mês de outubro do ano passado, será transferida para um presidio no estado de São Paulo. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (1º), pelo advogado de defesa, Santiago Schunck.
A data da transferência não foi detalhada, no entanto, a defesa informou que está prevista para acontecer ainda neste mês de fevereiro. De acordo com Schunck, Kodama deverá sair do Complexo da Mata Escura, em Salvador, para a Penitenciária Feminina de Sant’ana, localizada na capital paulista.
Nelma Kodama foi presa em abril deste ano na Europa, extraditada para o Brasil em outubro de 2022 e, desde o dia 24 do mesmo mês, está custodiada em Salvador. De acordo com o advogado, além de permitir que Nelma fique próxima da família, a transferência deve facilitar o processo de defesa.
Em dezembro de 2022, a Justiça já havia decretado que Nelma Kodama fosse transferida para São Paulo, mas a Secretaria da Administração Penitenciária do estado paulista foi contra.
Em nota, a secretaria informou não ser a favor do recambiamento da doleira, pois ela não possui processo em curso em São Paulo e foi condenada a pena de 15 anos de reclusão a cumprir no Paraná.