Há exatos 30 anos, nascia um bloco de carnaval pensado para os pequenos foliões poderem curtir a maior festa popular do mundo com alegria e segurança. O Happy é o bloco infantil mais antigo em atividade do Carnaval de Salvador e que ganhou as ruas todos os anos, com exceção dos dois últimos em que a pandemia inviabilizou a folia.
“Quando o Bloco Happy nasceu, não imaginava a dimensão que tomaria. Hoje, ele é mais que um bloco: é a primeira experiência de muitas famílias e crianças no Carnaval de Salvador. Tem folião que me acompanha desde a barriga da mamãe”, celebra o fundador do bloco Tio Paulinho, que convoca os foliões mirins para o desfile deste ano confirmado no circuito Dodô (Barra/Ondina), a partir das 10h, no sábado de Carnaval, 18 de fevereiro.
No comando do Bloco Happy desde sua criação, Tio Paulinho é a maior referência no segmento de entretenimento infantil na Bahia. Trajando seu macacão colorido estilizado, o educador físico Paulo Augusto Vieira, 54 anos, não esconde o orgulho pelo personagem criado, que é símbolo de alegria para novas e antigas gerações. E não só no carnaval. Seja no papel de puxador de trio elétrico, recreador infantil ou no de empresário, ele é sinônimo de diversão para o público infantil. “Este ano, mais do que nunca, é uma alegria sem tamanho colocar nosso bloco na rua. O sentimento é de gratidão por termos sobrevivido”, declara Tio Paulinho que, como todo empresário do setor de cultura e entretenimento, sentiu o impacto da pandemia.
Ano passado, a saudade foi tamanha que teve até Live Interativa de carnaval. Este ano, a expectativa é reunir mil associados, entre crianças e seus acompanhantes, no circuito Dodô.
O tema da festa “Sou Happy desde pequeno” vai colorir o trajeto com as cores neon. Para celebrar as três décadas de existência, Tio Paulinho promete sacudir o baú de recordações das famílias baianas nas redes sociais e organizar uma exposição comemorativa dos melhores momentos do Bloco Happy, por onde já passaram estrelas que hoje brilham na Axé Music.
Claudia Leite, Netinho, Tomate, É o Tchan, Gilmelândia, banda Rapazola, Bafafá e Pitbull e tantas outras atrações já animaram a festa dos pequenos foliões no início da carreira. A maior atração e parceria musical maus duradoura do bloco foi com a apresentadora Eliana, que era esperada com grande expectativa na Bahia pelos foliões mirins.
“O Happy sempre abriu espaço e foi palco para que artistas novos pudessem mostrar seu talento. Muitos deram os primeiros passos no Happy, onde sentiram a emoção de puxar um grande bloco pela primeira vez conosco”, destaca. A participação especial da banda Filhos de Jorge já está confirmada. “Estou feliz demais com a confirmação desta presença. Eu tinha o sonho de ter a energia deles no Happy e vamos abrir o desfile juntos. Vai ser mágico!”, anuncia o recreador que seguirá o percurso ao lado da banda Tio Elétrico e da cantora Mariana Silva.
Este ano, o Bloco Happy promoverá um “Encontro de Tios”. A Banda Tio Elétrico e a cantora Mariana Silva são os convidados para comandar o desfile ao lado do anfitrião. “Está sendo um desafio maravilhoso e divertido tocar e fazer parte também da história do Happy”, define Super Tom, o vocalista da Banda Tio Elétrico.
Com nome artístico de super-herói, o músico tarimbado, que há 13 anos comanda o projeto musical que tem a proposta de contar a história do trio elétrico através das canções, está preparando um repertório especial para agradar a garotada.
A voz feminina do Happy será da cantora Mariana Silva, que promete um resgate de hits que se eternizaram na folia, com destaque para os que fizeram sucesso na voz das estrelas que já desfilaram no bloco. “Faço parte da legião de fãs de Tio Paulinho e do Bloco Happy. Lembro da primeira vez que acompanhei o trio do lado de fora da corda aos 10 anos”, conta a publicitária e cantora que fez parte da formação da banda do bloco como backing vocal quando era puxado pela cantora Eliana.
Hoje, mãe de uma criança de 9 anos, Mariana sente ainda mais alegria por fazer parte do mais tradicional bloco infantil da Bahia. “A gente precisa passar esse legado carnavalesco adiante. O universo lúdico e cuidadoso do Happy ajuda a preservar um carnaval de qualidade na memória das crianças”.
Sobre o Bloco Happy:
É a mais antiga atração infantil em atividade no Carnaval de Salvador. O primeiro desfile foi no ano de 1993. Há 30 anos, faz parte da folia de momo da capital baiana garantindo, além da alegria, conforto e segurança do trio elétrico, carro de apoio (com posto médico) e carros-pipas dispostos ao longo do trajeto para refrescar os pequenos e grandes foliões. O banho de mangueira é um dos pontos altos do desfile. Além dos abadás, os associados recebem no seu kit carnavalesco, bonés e protetor solar.
A participação de personagens que se misturam entre o público para animar a apresentação. A atração musical é sempre escolhida de forma criteriosa, assim como o repertório apropriado para os pequenos. “Essa atenção diferenciada coloca o Happy na condição de bloco da família, atraindo crianças de todas as idades, mamães, papais, vovós, vovô, amigos e amigas que resgatam, em todo circuito, a alegria de ser criança”, destaca Andrea Chamusca.
BLOCO HAPPY
O quê: Bloco Happy 2023. Atrações: Tio Paulinho, Banda Tio Elétrico e Mariana Silva
Quando: Sábado de Carnaval, 18 de fevereiro, às 10h
Onde: Circuito Dodô (Ondina-Barra). Saída de Ondina, em frente ao Hotel Atlantic Tower, em direção à Barra. Concentração às 9h.
Quanto:
R$ 300,00 – Kit Tradicional (1 adulto + 1 criança)
R$ 400,00 – Kit Família (2 abadás adulto + 01 abadá infantil)
Vendas antecipadas: Central do Carnaval e Sympla
Informações: (71) 3341- 6152
Realização: Happy Eventos
Patrocínio: Shopping Bela Vista e Le Biscuit
Apoio: Alpha Fitness, Ponto e Arte, Acbeu, Ebateca, Prefeitura de Salvador (Procultura), Clube Correio, Salão Miau
Foto: Divulgação