Silvana Oliveira recebeu nesta sexta-feira (25) no Viva Bem do Dia Nacional da Saúde Bucal, Dr. Danilo Ferraz, que é especialista em ortodontia e ortopedia dos maxilares pela ABCD-BA
Comemorado no dia 25 de outubro, essa data foi estabelecida para conscientizar a população sobre a importância da saúde bucal e incentivar práticas de higiene oral. Muitas campanhas educativas são realizadas, destacando a prevenção de doenças como cáries e gengivites, além da promoção de hábitos saudáveis.
Estudos demonstram que a saúde bucal está intimamente ligada à saúde geral, problemas bucais podem estar associados a doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas. A inflamação causada por infecções bucais pode impactar outras partes do corpo, tornando a saúde bucal uma prioridade.
“A saúde bucal é uma das portas de entrada do corpo, a gente nunca pode esquecer isso, principalmente entender que a boca faz parte de um sistema, de um corpo como um todo, e que a gente tem que estar em equilíbrio sempre, porque a bactéria a gente pode estar engolindo, qualquer outra patologia associada a boca é um reflexo do corpo.”, alerta o Dr. Danilo Ferraz.
A mordida cruzada é um tipo de maloclusão, que ocorre quando os dentes superiores não se alinham corretamente com os dentes inferiores ao fechar a boca. Em vez de os dentes superiores cobrirem os inferiores, os dentes inferiores podem se posicionar para fora ou dentro, criando um “cruzamento”. Podem acarretar o desconforto na mastigação, desgaste dental, além de problemas na articulação.
O odontologista cita possíveis problemas que podem estar relacionados a esse tipo de distúrbio, “Um dos problemas clássicos da população é justamente o próprio bruxismo. O não encaixe, a não função correta, gera problemas locais dentários quanto problemas articulares que está muito associado a dor de cabeça, a parte muscular também, então, a gente tem um conjunto de consequências quando essa mordida não está equilibrada.” disse Ferraz.
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: