Vítimas do acidente ocorrido na madrugada desta quarta (11) na BR-324, Marinalva dos Santos Bastos, Maria dos Santos Bastos e Ildenice de Melo, estavam se deslocando para a Capital em busca de serviço médico. Marinalva e Maria eram irmãs.
Em nota, A União dos Municípios da Bahia (UPB) manifestou solidariedade às famílias do mortos no acidente ocorrido na madrugada desta quarta (11). A UPB chamou atenção para as condições das estradas: “a UPB chama atenção para a falta de conservação das BRs 116 e 324, o que tem dificultado o transporte de pacientes e trazido risco à vida”
A prefeitura de Mutuípe decretou luto oficial em todo o município. Nas redes sociais, a prefeitura emitiu nota de pesar lamentado o ocorrido e prestando solidariedade às famílias.
Prestamos nossa solidariedade às famílias enlutadas e oferecemos nosso apoio neste momento difícil. Pedimos que, o direito à privacidade das famílias seja respeitado enquanto enfrentam essa perda irreparável.
A van em que os 16 passageiros viajavam era de uso municipal, do serviço denominado TFD – Tratamento Fora do Domicílio. O veículo saiu de Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá, com destino a Salvador e colidiu com no fundo de um caminhão ao tentar realizar uma ultrapassagem.
Na semana passada, um outro acidente ocorreu na BR-324 envolvendo pacientes em deslocamento para atendimento médico. O ônibus transportava residentes de Canarana, norte do estado, e deixou 4 mortos e pelo menos 24 feridos. Dessa vez, o acidente foi nas proximidades de São Sebastião do Passé, há 70 quilômetros de Salvador.
O portal direcionado à informações sobre o serviço de TFD, o define como fornecimento de benefícios quando o paciente necessita de atendimento médico especializado de média e alta complexidade não disponíveis na localidade de domicílio. Estes benefícios somente serão concedidos quando esgotados todos os meios de tratamento na Rede Pública ou Conveniada ao SUS no Município/Estado de origem dos usuários.