A Polícia Federal deflagrou a Operação Formação Legal III para fiscalizar empresas de cursos de formação de vigilantes em todo o Brasil. A ação mobilizou mais de 300 policiais federais para vistoriar 256 escolas de vigilantes.
Na Bahia, 17 policiais federais inspecionaram 13 escolas em cidades como Salvador, Vitória da Conquista, Ilhéus, Feira de Santana, Lauro de Freitas e Barreiras. Durante as vistorias, foram checados o cumprimento da grade curricular, carga horária, controle de frequência dos alunos, limites de capacidade em sala de aula, regularidade dos instrutores, aplicação de provas e a quantidade mínima de tiros exigida por curso.
Empresas flagradas em descumprimento das normas podem sofrer penalidades, incluindo advertência, multas ou até o cancelamento da autorização para funcionamento. A operação visa melhorar a qualidade dos cursos e da formação dos vigilantes, prevenindo desvios de conduta e fortalecendo o setor de segurança privada, essencial para a proteção da vida e do patrimônio e complementar à segurança pública.