Silvana Oliveira recebeu na manhã desta quarta-feira (13), Edval Landulfo que orientou os Ouvintes Sociedade para a educação financeira das crianças
Ensinar finanças às crianças desde cedo contribui para a formação de adultos mais responsáveis financeiramente. Um estudo da Universidade de Cambridge indica que crianças já começam a formar hábitos financeiros aos 7 anos de idade.
“As pessoas acham que educação financeira é virar um ‘Tio Patinhas’ ou um canguinha. Mas, educação financeira é tornar a pessoa apta, habilidosa a gerir melhor o seu dinheiro, gastar melhor o seu dinheiro. Nesse mundo de tantas opções, criar a ideia daquela compra que realmente vai fazer diferença na nossa vida, o que eu chamo de felicidade genuína.” explica Edval.
Uma pesquisa da visa revelou que 87% dos pais acreditam que a educação financeira deve ser ensinada nas escolas. Crianças que aprendem sobre finanças na infância têm mais chances de serem adultos financeiramente saudáveis.
“A gente precisa ensinar essa garotada, nesse mundo de opções, eles tomarem as próprias decisões e não eu como pai, um tio ou lá na frente um professor.” orientou o especialista
Incentivar a poupança desde cedo é uma das formas mais eficientes de ensinar o planejamento financeiro. Por exemplo, uma criança que aprende a guardar uma parte da mesada para comprar algo que deseja no futuro desenvolve um senso de paciência e comprometimento com os objetivos.
“A depender da idade você começa com a semanada e não a mesada, porque as crianças ainda não têm formado aquele laço temporal, então, 30 dias é muito tempo para se esperar o recebimento, quando você divide isso por semana, isso fica mais prático.”, disse Landulfo.
Desenvolver habilidades financeiras na infância promove uma relação mais saudável com o dinheiro na fase adulta. Isso reduz a probabilidade de endividamento e aumenta a capacidade de enfrentar imprevistos financeiros.
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: