A proposta que prevê o fim da escala 6×1 acirrou a disputa entre o governo federal e a Câmara dos Deputados. No Palácio do Planalto, a avaliação é de que a deputada Erika Hilton (PSol), uma das autoras da iniciativa, deve assumir a relatoria do texto. A informação foi divulgada pela coluna de Milena Teixeira, do portal Metrópoles.
Auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendem que o Executivo encaminhe ao Congresso um projeto próprio para unificar as propostas em tramitação e garantir maior controle sobre o conteúdo. Em contraponto, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), articula para que o tema avance por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), concentrando a condução na Casa.
Já o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Leur Lomanto Júnior (União Brasil), afirmou que a definição da relatoria deve ocorrer após o Carnaval. Erika Hilton declarou que pretende ampliar o debate diante da resistência do empresariado. “Queremos reunir todos para discutir a proposta na comissão”, afirmou, acrescentando que a discussão será retomada na próxima semana.