Na manhã desta terça-feira (4), um grupo de estudantes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) realizaram um protesto em frente à instituição de ensino para reivindicar a abertura do Restaurante Universitário (R.U.), que está sem funcionamento. Além disso, os estudantes questionam a proposta de preço divulgada pela reitoria e lutam por um valor popular.
A manifestação foi organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), que em assembleia estudantil, aprovou um calendário de mobilização. “Essa é uma luta histórica para nós estudantes. Ter um Restaurante Universitário ajuda na garantia de permanência estudantil. Mas precisamos de um R.U. que tenha comida de qualidade e a preço acessível”, defende Marina Amaral, Coordenadora Geral da entidade.
Com 147 cursos de graduação, entre bacharelados e licenciaturas; 30 cursos de pós-graduação stricto sensu, entre mestrados e doutorados; 20 centros de pesquisas e inserção em mais vários territórios baianos, a UNEB é considerada uma das maiores universidades do país. Contudo, os estudantes alegam que o valor de alimentação cobrado de R$ 16 é um dos mais caros, enquanto a Universidade Federal da Bahia solicita R$ 2,50. Além disso, o prédio foi construído em dezembro de 2021, mas segue desativado até o momento.