A mostra Trajes de Cena do Teatro Baiano – Um Recorte no Tempo celebra na Galeria da Cidade do Teatro Gregório de Mattos (TGM), em Salvador, a memória do teatro baiano através de figurinos de peças marcantes encenadas nos palcos da capital baiana. A exposição é gratuita e acontece até o dia 16 de junho, de terça a sábado, das 13h às 19h, no Centro.
A exposição visa relembrar os últimos 30 anos do teatro feito na Bahia através de figurinos de peças como O Indignado, A Vaca Lelé, A Bofetada, Siricotico e a Comida de N’zinga. Figurinos de cerca de 23 espetáculos estarão à mostra no espaço.
Para o gestor do TGM, Moisés Victório Castillo, a exposição ajuda a cuidar da história do teatro baiano. “Abrir a casa, acomodar e receber a exposição para o público vir se deparar com peças de figurinos originais é uma ação de fomento e preservação de memória para a classe artística”, disse
“Estamos no momento de retomada da atividade cultural em nosso país. Pensando nisso, nosso objetivo é fomentar a arte. Todos os figurinos são originais, foram construídos em uma época, usados por atores, mantidos e hoje estão sendo mostrados”, afirma o curador da exposição, Maurício Martins, destacando a importância da iniciativa.
A mostra é uma iniciativa da Fundação Gregório de Mattos, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e produção do acervo de figurino Boca de Cena.