O jovem identificado como Jack Teixeira, de 21 anos, suspeito de vazar documentos confidenciais da defesa e inteligência dos Estados Unidos foi preso nesta quinta-feira (13). O suspeito é membro da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts.
Anteriormente, o jornal The New York Times havia identificado o jovem como o líder de um grupo na plataforma de mensagens, Discord, onde os arquivos foram vazados nos últimos meses.
“Os agentes do FBI levaram a ação sob custódia no início desta tarde sem incidentes”, disse o procurador-geral Merrick Garland durante entrevista coletiva. A prisão está relacionada com a “suposta remoção, retenção e transmissão não autorizada de informações classificadas de defesa nacional”, completou.
Na última segunda-feira (10) o Pentágono afirmou que o vazamento representa um risco “muito grave” para a segurança nacional norte-americana. A investigação conduzida pelo Departamento de Justiça apura a divulgação de avaliações e relatórios secretos de inteligência relacionados à guerra na Ucrânia e análises sobre aliados dos EUA.
De acordo com as investigações, o suposto responsável pelos vazamentos, se identificava como “OG” e publicava regularmente os conteúdos há meses. Estima-se que ao menos 50 documentos foram vazados na plataforma de mensagens em março deste ano. Após a divulgação, os arquivos se espalharam pela internet em diversos sites.