O prefeito Bruno Reis sancionou nesta quinta-feira (2) o projeto de lei que altera o nome da Ladeira da Praça para Ladeira Revolta dos Malês. A medida, proposta pela vereadora Marta Rodrigues e aprovada pela Câmara Municipal de Salvador, foi publicada na edição do Diário Oficial do Município.
A Ladeira Revolta dos Malês, localizada entre a Rua da Misericórdia e a Av. José Joaquim Seabra (Baixa dos Sapateiros), foi palco de um relevante episódio da luta anti-escravista na capital baiana. Nos dias 24 e 25 de janeiro de 1835, um grupo de africanos escravizados e libertos se rebelou, desencadeando a Revolta dos Malês.
Considerada a maior revolta de escravos da história brasileira, o movimento mobilizou cerca de 600 africanos escravizados que lutavam por sua liberdade. A religião teve papel significativo na revolta, sendo os organizadores do levante malês, termo derivado da palavra ìmàl?, que significa muçulmano em iorubá/nagô, de acordo com o historiador João José Reis.
Com a publicação no Diário Oficial, a mudança de nome da ladeira já está em vigor, homenageando o importante legado histórico da Revolta dos Malês na luta pela liberdade.