A Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) anunciou nesta segunda-feira (12), que o atleta olímpico Fernando Ferreira foi pego no doping e está suspenso das atividades esportivas pelo período de três meses. Fernando admitiu ter feito uso da substância Carboxy-THC, que é proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada), para fins recreativos.
Ainda segundo a AIU, a suspensão de Fernando teve início no dia 16 de novembro, quando o atleta enviou uma carta para a entidade onde admitiu que fez a utilização da maconha. Com isso, todos os seus resultados registrados desde o dia 28 de agosto, foram anulados.
Por não ter o objetivo de melhorar a performance esportiva, a punição recebida pelo brasileiro foi considerada leve. Apesar do gancho, o brasileiro estará apto a retornar aos treinos e competições no fim de fevereiro de 2023.
Com isso, a tendencia é que o atleta participe dos principais eventos da temporada, como o Sul-Americano de São Paulo, em julho, no Mundial de Budapeste, em agosto, e nos Jogos Pan-Americanos, que será realizado em Santiago, no Chile.
Nas Olimpíadas de Tóquio, Fernando ficou com a 21ª colocação no salto em altura. O atleta é o atual campeão sul-americano na categoria. No início deste ano, o brasileiro disputou o Mundial Indoor e ficou em sétimo lugar.