Gerente de educação científica e tecnológica do SESI Bahia, Fernando Moutinho falou com Silvana Oliveira no Conexão Sociedade desta sexta-feira (13)
Nos dias 13 e 14 de dezembro, Salvador sediará o I Festival Sesi de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). O evento acontecerá na Escola Djalma Pessoa, em Piatã, com entrada gratuita, e promete envolver toda a família com atividades interativas que conectam ciência e diversão.
Entre as atrações, haverá uma feira científica, torneios de robótica e cubo mágico, além de jogos de tabuleiro e oficinas de experimentação tecnológica.
“A gente sempre brinca que o festival é muito mais que robô e tecnologia, é um evento que traz para a cidade de Salvador uma programação para a família.” conta Moutinho.
A proposta é desmistificar a ideia de que essas áreas do conhecimento são inacessíveis, proporcionando experiências práticas e divertidas que incentivam o pensamento crítico e a criatividade.
“A nossa expectativa é através dessa primeira edição do festival de fato, é cravar uma agenda na cidade de Salvador, para que a gente possa dialogar sobre tecnologia mais voltada para os estudantes da educação básica, a gente pensa numa cidade melhor e não tem outro caminho a não ser a educação.” relata Fernando Moutinho
O torneio regional de robótica First Lego League Challenge desafiará estudantes de 9 a 15 anos a criarem soluções inovadoras para problemas ambientais, utilizando robôs de lego.
Além disso, a competição F1 in Schools permitirá que os participantes desenvolvam seus próprios carrinhos de fórmula 1 em miniatura.